A escritora, poetisa e atriz Elisa Lucinda foi a convidada da última live de 2020 do Canal que faz parte do Áwùre, projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com apoio do UNICEF.
“Por muito tempo, foi difícil explicar às instituições a importância da palavra poética como equipamento de cidadania, de enfrentamento e, hoje, isso mudou.” disse Eliza Lucinda. A atriz, escritora e poetisa falou sobre os vários momentos em que se deparou com discursos e posturas preconceituosas e racistas e como a arte pode ajudar a mudar isso.
Elisa, foi entrevistada pela jornalista Rita Batista, que apresenta o Diálogos
Áwùre, programa criado no Canal Áwùre exatamente para ser um espaço de fortalecimento da população em situação de vulnerabilidade atendida pelo projeto Áwùre- as comunidades indígenas, negras, quilombolas e de povos de religiões de matriz africana, cujos direitos são constantemente violados. Lançado em novembro de 2019 na Bahia, o canal é um importante espaço aberto para denúncias e é usado para o fortalecimento dessas comunidades. Durante a live, o público pôde ainda fazer perguntas a Elisa Lucinda, pelo chat do canal, e acompanhou mensagens de força e esperança do UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, e do MPT. Helena Oliveira, chefe do escritório do UNICEF em Salvador, dedicou a mensagem principalmente para as crianças, adolescentes e jovens das comunidades tradicionais, originárias e periféricas.
“Para cada um (a) de vocês, que diariamente convive com suas famílias, sob o teto de amianto e de taipa: 2020 foi um ano de perdas físicas e materiais. Ano em que o racismo sufocou nossas gargantas, ofendeu nossa cor. Foi um ano de muitas vulnerabilidades, mas foi também um ano em que conhecemos novos aliados, o que agora nos motiva a projetar um novo ano, 2021, como um ano de bênçãos e de paz.”
A subprocuradora-geral do MPT, Edelamare Melo, deixou para todes, todas e todos uma mensagem de força e esperança. “Os obstáculos que nós
encontramos em 2020 nos preparam para um crescimento, para um
desenvolvimento como pessoas. Desejo a para todos nós, em 2021, um mundo melhor e mais igual.” O ano de 2020 foi um ano de desafios e reinvenções. Foi também um ano de busca por proteção e fortalecimento de populações em situação de vulnerabilidade, como as atendidas pelo projeto Áwùre.
O Projeto, que já foi implantado em outros estados como Pará e Tocantins, na Bahia firmou parceria com o Instituto Aliança e a Plan International. Entre as ações do projeto, estão previstas atividades como piscicultura, agroecologia florestal e cultivos diversos para produção autossustentável de alimentos das comunidades locais e o uso do espaço do Canal Áwùre na busca por um mundo melhor, mais justo para todos e todas. O programa Diálogos Áwùre volta em 2021 com novos temas e novos
convidados.