Almerinda Gama e a participação negra feminina na política
Mulher negra, sindicalista e advogada, nasceu em Maceió, Alagoas, em maio de 1899, e sua trajetória é um marco crucial na história da participação das mulheres, especialmente as negras, na política brasileira. Sua história inspiradora é um testemunho de coragem, resiliência e dedicação à luta pela igualdade.
Em 1933, durante a Assembleia Nacional Constituinte, Almerinda foi a única representante negra e feminina, votando com uma máquina de escrever, simbolizando sua dedicação à causa. Ela também foi uma das fundadoras do Partido Socialista Proletário do Brasil, em 1934, e candidatou-se a deputada federal, destacando-se como uma “advogada consciente dos direitos das classes trabalhadoras”.
Temos visibilidade da história e trajetória notória de Almerinda, graças ao trabalho bárbaro de Cibele Tenório, que teve sua dissertação premiada no Prêmio Todavia de Não Ficção.
A biografia de Almerinda vai virar livro e agora já é documentário que pode ser assistido aqui: https://lnkd.in/ekDHUvg8
Fonte: https://www.linkedin.com/posts/eloyaporto_almerinda-gama-e-a-participa%C3%A7%C3%A3o-negra-feminina-activity-7167941563782795264-lYq_/?utm_source=share&utm_medium=member_ios