No dia 28 de setembro de 2023, o projeto Àwúre Educa foi até Maragogipe, município do recôncavo baiano, onde aconteceu mais uma edição do curso de Capacitação em Gestão de Projetos Sociais para associações locais, lideranças e organizações voltadas para os Povos e Comunidades Tradicionais da região.
O evento aconteceu no Espaço Filarmônica Terpsícore Popular, localizado no centro de Maragogipe e foi ministrado para 10 associações, entre elas, mulheres marisqueiras, agricultores familiares, pescadores artesanais e quilombolas. O curso de Capacitação em Gestão de Projetos Sociais já passou pelo Maranhão e Brasília.
Durante o curso foram abordados elementos cruciais para organizar uma proposta de projeto com competitividade para disputar editais culturais. Os capacitores também falaram sobre a agenda 2030 da ONU, destacando os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como fazer a prestação de contas voltada para projetos.
Após a capacitação, os participantes deverão elaborar um projeto completo para análise e orientação, pois espera-se que com esse curso, as comunidades participem de processos seletivos via edital com a apresentação dos projetos. O intuito é potencializar as lideranças de Maragogipe na elaboração de projetos sociais, objetivando a sustentabilidade dos territórios tradicionais.
Estiveram presentes, representando as instituições que desenvolvem ações no contexto do Projeto Àwúre Educa, Thaís Dumêt, Oficial Técnica em Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho para América Latina e Caribe da OIT, Beatriz Sá, Heloísa Machado e Mariana Castro Down Representando o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).
A plataforma Àwúre Educa foi criada em 2021 e faz parte do Programa Àwúre, seu objetivo é promover a capacitação, qualificação e aprendizagem profissional, fortalecendo a educação para as Relações Étnico-Raciais e o ensino dos direitos humanos.
O Projeto Àwúre é uma ação do Grupo de Trabalho do Ministério Público do Trabalho “Povos Originários, Comunidades Tradicionais e Periféricas” executado em parceria estratégica com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).
As ações do Projeto Àwúre são custeadas com valores de condenações em indenizações por dano moral coletivo em ações civis públicas promovidas pelo Ministério Público do Trabalho.