Passando em pleno sábado para lembrar o 24 de fevereiro de 1932, quando as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto. A importância histórica da data é inegável, tanto como afirmação das lutas e conquistas dos movimentos feminista e de contestação à “República Velha” (1989 – 1930), quanto pelo que revela da força do voto feminino para a transformação da realidade social brasileira no presente.
É fato que seguimos sub representadas nos espaços de poder e decisão, mas é evidente a diferença que faz uma bancada feminina no Congresso – ainda minoritária – para legislar matérias que atendam os interesses das mulheres, que constituem a maioria da população do país. Deve-se em grande parte à atuação das mulheres no parlamento a aprovação de projetos de lei cruciais ao combate às discriminações de gênero, ao enfrentamento à violência, à promoção da saúde e da empregabilidade das brasileiras, por exemplo.
Verdade que o voto feminino não é necessariamente progressista ou se opõe à hegemonia masculina na política nacional, mas a cada dia se torna mais evidente a independência das mulheres na hora do voto, para muito além da influência de pais e companheiros (pesquisa Genial/Quaest realizada em 2022 colocou em números essa tendência). Da mesma forma, o voto feminino vem decidindo eleições, orientado por preocupações e demandas apontadas pelas mulheres, sejam relacionadas à economia ou aos ataques à democracia.
Saúdo o Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino para lembrar que a participação política das mulheres é potência, possibilidade de transformação e garantia de equidade – sim, porque a representação feminina na política institucional depende do nosso voto!
#PraTodoMundoVer: Desenho de uma mulher negra de costas. Seu cabelo é marrom, na altura dos ombros. Ela veste uma blusa vermelha e está com o braço direito levantado em forma de protesto. No canto superior esquerdo a frase: “24 de Fevereiro – Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino”. No canto inferior esquerdo o logotipo com o nome “Luanda Pires” na cor branca. O fundo da imagem é preto e cinza.
Fonte: https://www.linkedin.com/posts/luanda-pires-599284b1_pratodomundover-votofeminino-mulheresnapolitica-activity-7167109489974882305-CjMd/?utm_source=share&utm_medium=member_ios