Grande parte das licenciaturas no Brasil não oferece o preparo necessário para lidar com o desafio que é o enfrentamento das discriminações em um país tão diverso. A formação de profissionais capacitados(as) para a convivência com a diversidade e para a aderência à luta antirracista nem sempre é pauta nas universidades e institutos de ensino.
Observando a falta desta oferta, a plataforma Àwúre Educa lança o curso de Formação em Educação Para as Relações Étnico Raciais – Dialogando sobre Práticas Educativas, totalmente online, gratuito, e com certificado. O programa do curso de 60 horas é dividido em aulas virtuais, atividades, leitura de textos complementares e exercícios. Uma oportunidade de capacitação profissional remota essencial para ajudar a promover a inclusão, a diversidade e a equidade na sociedade.
Além de capacitar profissionais da educação a lidar de maneira mais eficaz com questões relacionadas à diversidade étnico-racial, o curso de formação pretende auxiliar docentes de todo o Brasil para que possam desenvolver estratégias de ensino mais plurais.
Para fazer o curso, basta acessar o site da plataforma Àwúre Educa, criar uma conta, registrar seus dados e automaticamente, efetuar sua matrícula. A plataforma é intuitiva e possui tutores à disposição dos(as) alunos(as), para dar suporte durante todo o período de aprendizado.
A plataforma Àwúre Educa faz parte do Programa Àwúre e foi criada em 2021 para ser uma plataforma online de educação, capacitação, qualificação e aprendizagem profissional, com objetivo de fortalecer a educação para as Relações Étnico-Raciais e o ensino dos direitos humanos.
Por sua vez, o Projeto Àwúre é uma ação do Grupo de Trabalho do Ministério Público do Trabalho “Povos Originários, Comunidades Tradicionais e Periféricas” executado em parceria estratégica com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).
As ações do Projeto Àwúre são custeadas com valores de condenações em indenizações por dano moral coletivo em ações civis públicas promovidas pelo Ministério Público do Trabalho.