A Dra. Edelamare Melo, Subprocuradora-Geral do Trabalho, nos lembra da importância de celebrar a igualdade na diferença. Assim como nossos dedos da mão não são iguais, nenhum ser humano é idêntico ao outro, mesmo que sejam irmãos gêmeos.
O Canal Àwúre tem como missão promover o bem viver, colocando a vida em primeiro lugar. Isso significa viver de acordo com sua cultura, tradição e também abrange a relação com o sagrado, especialmente para os povos originários e aqueles de matriz africana, conforme estabelecido no artigo 231 da Constituição e no Estatuto da Igualdade Racial.
É essencial lembrar que cada comunidade tem sua própria sabedoria, e é nosso dever respeitar e aprender com essa diversidade.
O Projeto Àwúre é uma ação do Grupo de Trabalho do Ministério Público do Trabalho “Povos Originários, Comunidades Tradicionais e Periféricas” executado em parceria estratégica com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).
As ações do Projeto Àwúre são custeadas com valores de condenações em indenizações por dano moral coletivo em ações civis públicas promovidas pelo Ministério Público do Trabalho.