Cultive Resistência e Aldeia Tapirema convidam você para participar do nosso primeiro Festival Vivência na Aldeia Online. Serão 10 dias de atividades em formato de live, com vídeos, oficinas, conversas, música, sabedoria e muita resistência. O Festival quer, mesmo em tempos pandêmicos, conectar pessoas de bom coração em uma singela jornada online de expansão de conhecimentos, troca de saberes e amor pela terra.
O festival acontecerá nos meses de março e abril, nos finais de semana, cada dia com uma atividade diferente, ministradas pelas famílias da Aldeia Tapirema: culinária indígena, brincadeiras indígenas, técnicas de sobrevivência na mata, roda de conversa com os anciões e anciãs da Aldeia, oficina de artesanato, grafismo e pintura indígena, fitoterapia indígena e cantos sagrados tupi guarani.
A cultura dos povos indígenas está profundamente ligada a práticas relacionadas à terra e à natureza. Seus cantos, sua dança, sua culinária, sua medicina e sua espiritualidade constituem uma rede de práticas que compõe o modo de vida tradicional de cada povo. Os elementos da cultura Tupi Guarani se manifestam através de práticas coletivas com a natureza: o plantio, a colheita e a preparação dos alimentos; a medicina que cura através das plantas; a espiritualidade manifestada no diálogo entre humanos e não-humanos, onde “não-humano” refere-se à mata, aos animais, aos sonhos e à memória dos antepassados; os cantos e da dança, expressões artísticas que trazem em si o sagrado, a história e a identidade étnico-cultural Tupi Guarani. Um povo que protege, luta, resiste e inspira!