Grupo de Trabalho Interministerial de Comunicação Antirracista se reuniu , nesta quinta-feira (11), para dar continuidade às discussões que vão culminar na elaboração do Plano de Comunicação Antirracista na Administração Pública. O principal tema debatido foi a existência de políticas de combate ao racismo no ambiente digital.
Durante a reunião, também foi apresentado o relatório Racismo na Internet: evidências para formulação de políticas digitais, elaborado a partir da realização de um webinário promovido pelo MIR e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
“É essencial nós pensarmos em políticas digitais na comunicação pública, governamental e Institucional. Além disso, as redes sociais atualmente desempenham um papel muito importante na nossa sociedade e é inevitável pensar que o racismo ocorre também na internet e ele precisa ser enfrentado por toda a sociedade”, disse o Coordenador de Políticas de Proteção de Direitos na Rede, Gustavo Souza.
A Coordenadora de Políticas de Promoção da Diversidade e Pluralismo, Ane Silva, destacou que “trazer o tema Racismo na Internet para a pauta do GTI mostra a preocupação do Governo Federal em buscar soluções para um problema complexo na sociedade que precisamos enfrentar. Reforça uma atenção ao tema no âmbito dos serviços digitais utilizados pela sociedade que também são canais para denunciar esse crime”.
A participação da sociedade civil na construção das recomendações do GTI também é considerada fundamental. Por isso, a consulta pública para a construção do Plano está aberta até o dia 20 de janeiro. Para participar acesse aqui.
Além da consulta, especialistas e integrantes de movimentos sociais que discutem políticas de comunicação e combate ao racismo serão convidados a participar de reuniões do GTI.