Em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou o projeto “Delivery Seguro”, com a finalidade de criar políticas públicas que garantam a proteção da saúde dos entregadores que prestam serviços por meio de aplicativos eletrônicos, como Rappi, iFood e Uber Eats.
O convênio criado entre as entidades foi instalado na Estação Guanabara, local que pertence à Unicamp e cuja missão é, também, ser uma casa de cultura e formação dos trabalhadores. Por lá, os entregadores estão recebendo informações e orientações sobre a importância da prevenção de acidentes, da aplicação dos conceitos de direção defensiva e da realização das ações de primeiros socorros.
Os profissionais também estão sendo submetidos a realização voluntária de testes gratuitos para Covid-19 dos tipos rápido e RT-PCR. Para participar da programação, os entregadores só precisam se dirigir até o local, na Rua Mario Siqueira, 829, no bairro do Botafogo, entre os dias 11 a 15 de janeiro, das 8h30 às 18h. Os interessados não precisam levar nenhum documento ou comprovar que trabalham na área para receber a testagem e orientações.
O procedimento promocional do MPT é conduzido pelas procuradoras do Trabalho Clarissa Ribeiro Schinestsck e Fabiola Junges Zani. Pela Unicamp, a iniciativa é coordenada pela Força-Tarefa Covid-19, com participação da Diretoria Executiva de Direitos Humanos, do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), do Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho (LaCTAD) e da Liga do Trauma.