Entre os dias 05 e 06 de agosto de 2023, o projeto Àwúre promoveu um curso de capacitação em gestão de projetos sociais para associações locais, lideranças e organizações voltadas para os povos tradicionais de São Luís (MA), com abordagem teórica e prática.
A capacitação foi feita pelo Àwúre Educa, um projeto voltado para educação e impacto social, realizado conjuntamente pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).
A capacitação aconteceu no Espaço Mandingueiros do Amanhã, que fica no centro de São Luís, e contou com um público plural de mais de 20 segmentos de Povos e Comunidades Tradicionais. Durante os dois dias de cursos foram abordados os pontos principais para capacitar os participantes a organizar uma proposta de projeto com competitividade para disputar editais culturais. Os capacitores também falaram sobre a agenda 2030 da ONU, destacando os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como fazer a prestação de contas voltada para projetos.
Para celebrar a integração entre o Projeto Àwúre Educa e os Povos e Comunidades Tradicionais representados, ocorreram duas apresentações culturais, sendo uma na abertura, com o Centro de Tambores de Iemanjá, que trouxe a beleza do Tambor de Crioula Proteção de Verequete, e no encerramento, com a apresentação cultural do Boi a Floresta com o Bumba Meu Boi, que envolveu a todos.
Estiveram presentes, representando as instituições que desenvolvem ações no contexto do Projeto Àwúre Educa, Thais Dumêt, Oficial Técnica em Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho para América Latina e Caribe da OIT, Cecília Amália Cunha Santos, Procuradora do Trabalho e Beatriz Sá, representando o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).
O Projeto Àwúre é uma iniciativa realizada conjuntamente pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).