Nossos meninos e meninas não podem esperar. Conheça as recomendações do UNICEF para o enfrentamento da pobreza multidimensional na infância e na adolescência
A pobreza multidimensional na infância e na adolescência é um fenômeno complexo, com causas diversas e inter-relacionadas. Por isso, exige ações abrangentes e intersetoriais para ser enfrentada.
Diante da gravidade desse cenário, é urgente priorizar as políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência para reduzir as privações e retomar o caminho da evolução na proteção dos direitos dessa população.
É preciso ainda investir em propostas que beneficiem não só as crianças e os(as) adolescentes, mas também mães, pais e responsáveis, especialmente os(as) mais vulneráveis. O estudo “As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil” é uma ferramenta de apoio para que os governos e tomadores(as) de decisão possam agir nesse sentido.
As recomendações a seguir levam em consideração os dados apresentados, a Convenção sobre os Direitos da Criança, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e a urgência das ações. Nossos meninos e meninas não podem esperar.