Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb). O objetivo é que os casos sejam analisados pela comissão, com o suporte da Procuradoria da Seccional, para promover os devidos encaminhamentos.
As vítimas de racismo ou de qualquer ataque racial já podem encaminhar suas denúncias pelo e-mail denunciacevenb@oabrj.org.br.
Para a presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, a abertura deste canal é de suma importância para ampliar o combate institucional a esse tipo de crime e oferecer apoio às vítimas dessas práticas discriminatórias:
“Nosso canal está aberto para toda e qualquer pessoa que seja vítima de racismo ou de qualquer ilegalidade de cunho racial. É muito importante que elas não se calem. A OABRJ está de portas abertas para acolher essas denúncias e, ao receber cada relato, vamos prestar todo o apoio necessário e atuar firmemente para combater esse tipo de violência, que não pode ser tolerada em nenhuma circunstância”.
O presidente da Cevenb, Humberto Adami, reforça que a iniciativa é mais uma ferramenta que integra o enfrentamento ao racismo e o debate sobre a reparação histórica da escravidão.
“Vamos receber essas denúncias e, com o auxílio da Procuradoria, faremos os encaminhamentos adequados para dar concretude a essa frente de combate ao racismo e também de reparação da escravidão. É muito importante que a OABRJ abra essa porta para que façamos que esse enfrentamento seja amplo”, afirmou.




