Foi realizado na última quinta-feira (28), por meio do Àwúre Educa, o curso de capacitação para Gestão em Projetos Sociais para Povos e Comunidades Tradicionais de Maragogipe (BA). De acordo com Jorge Humberto da Silva, professor e gestor Educacional do Projeto Àwúre Educa, o curso foi ministrado para 10 associações entre elas mulheres, marisqueiras, trabalhadores rurais, e pescadores artesanais. O curso teve como objetivo apoiar as lideranças na elaboração de projetos sociais para a captação de recursos financeiros de forma que possa agregar sustentabilidade financeira as comunidades.
“A troca de experiências entre os integrantes de vários segmentos enriqueceu o diálogo sendo um momento privilegiado de aprendizado. Após a capacitação, os participantes deverão elaborar um projeto completo para análise e orientação, espera-se com esse curso que as comunidades participem de processos seletivos via edital com a apresentação de projetos.”, destaca Jorge.
O Projeto Àwúre é uma iniciativa realizada conjuntamente pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).
As ações do Projeto Àwúre são custeadas com valores de condenações em indenizações por dano moral coletivo em ações civis públicas promovidas pelo Ministério Público do Trabalho.