O Brasil tem hoje cerca de 50 milhões de pessoas com idades entre 15 e 29 anos de idade, são os jovens. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social), mais da metade dessa população ( 56,3%) está desempregada e 25,5% deles e delas são jovens nem-nem, que não trabalham e nem estudam.
Segundo o estudo da FGV, as mulheres, negros, pessoas sem instrução e que habitam nas regiões mais pobres do país, Norte e Nordeste, foram os mais impactados com a diminuição do acesso ao trabalho e estudo durante a pandemia da COVID-19. Pelos dados da pesquisa, quase 67% dos jovens nem-nem não têm instrução e isto afeta diretamente o futuro profissional de cada um(a) deles(as).
Desde 1999, o Dia Mundial da Juventude é comemorado em 12 de agosto. Neste dia, se procura reconhecer a importância dos jovens na busca por um desenvolvimento integral e equilibrado para todas e todos. E é no próximo dia 12 de agosto que acontece a Live do “Diálogos Àwúre” que irá abordar questões de educação, aprendizagem e profissionalização. A Live Juventudes Livres e Plurais (Educação e Aprendizagem) acontece através do Canal Àwuré, no Youtube, no dia 12 de julho, às 18h. O Canal faz parte do Àwúre, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas Para a Infância(UNICEF), que busca promover o diálogo, diversidade, pluralismo, o respeito às identidades, a tolerância, o princípio participativo e democrático, a cooperação, promoção e valorização das condições de vida e trabalho dos povos, clãs e famílias dos povos originários (Indígenas), das comunidades tradicionais (quilombolas de terreiros de religiões de matriz africana e ribeirinhas) e comunidades periféricas.
Lembrando que a legislação brasileira proíbe qualquer forma de trabalho até os 13 anos de idade. A partir dos 14 anos é permitido o trabalho na forma de aprendiz e entre 16 anos e 18 anos é permitida a contratação com carteira assinada, mas com a proibição de trabalho noturno, insalubre e perigoso.
O Àwúre busca que o trabalho decente chegue a todas e todos e, para isso, promove ações de educação, aprendizado e profissionalização em seus projetos.
Acesse nosso site e redes sociais e acompanhe as ações e projetos do Àwúre e nossa live do dia 12/08:
Site: www.awure.com.br
YouTube: Canal Àwúre
Instagram: canal_awure
Facebook: @canalawure
Twitter: @canal_awure)
LinkedIn: projeto-àwúre