As redes sociais têm sido inundadas com memes com crianças em situações vexatórias como fazer elas falarem palavrão no banheiro ou quebrar um ovo na cabeça, rindo da sua inocência.
Antes de postar a imagem de uma criança na Internet é preciso refletir muito. Afinal, hoje os vídeos e fotos não são mostrados para conhecidos dentro de casa e guardados na gaveta em seguida. Quando a imagem de uma criança é postada na Internet é compartilhada com o mundo. Por isso, em hipótese alguma devem ser postadas imagens de momentos vexatórios ou privados. Além disso, ao postar fotos e vídeos de crianças é fundamental evitar que essas postagens sejam feitas de maneira pública.
Vale lembrar que o artigo 18 do ECA diz que é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
O programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, explica porque meme com criança não é engraçado. Clica e arrasta para o lado para entender.
Fonte: https://www.linkedin.com/posts/instituto-alana_memes-crian%C3%A7a-activity-7166526283781283840-xQ5A/?utm_source=share&utm_medium=member_ios