Nos dias 26 e 27 de agosto, integrantes do Grupo de Trabalho dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Do Trabalho visitaram,no município de Petrolândia, às margens do Rio São Francisco, os territórios indígenas Angico e Pankararu Opará, ambos da etnia Pankararu. A visita teve a presença da Subprocuradora-geral do MPT Edelamare Barbosa Melo que foi ouvir os indígenas para a preparação da capacitação de lideranças sobre as Resoluções n° 230\2021, que disciplinam a atuação do Ministério Público junto aos povos e comunidades tradicionais e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho(OIT).
Os indígenas receberam os integrantes do Grupo de Trabalho com alegria, falaram sobre as violações de direitos fundamentais e sobre os direitos dos indígenas no mundo do trabalho. Os visitantes participaram do lançamento da cartografia social do povo Pankararu Opará, construída por Alzenir Tomaz e sua equipe, junto com a comunidade indígena, e partilharam da culinária local, receberam as bençãos dos sagrados Praiás e se despediram pisando o sagrado toré.
Certos da necessidade quanto a formação de parcerias e execução de projetos com foco na sustentabilidade agroecológica desses povos, o grupo retornou com a tarefa de pensar e unir esforços com objetivos em prol dos direitos fundamentais dessas comunidades.
O Àwúre, iniciativa do @mptrabalho@oit_brasil e @unicefbrasil que busca o respeito às tradições e cultura das comunidades tradicionais e dos povos originários, agradece, especialmente, ao Pajé Jaguriçá Pankararu Opara, ao cacique Marcelo Pankararu, a cacica Eluzia Pankararu Opara e a liderança Bira Pankakaru e suas comunidades pelo acolhimento.
Àwúre e vida longa aos Pankararus Opará e Angico!