
Foto: Reprodução/TV Globo
O Projeto de Lei Ordinária (PLO) que institui o primeiro dia útil de novembro como Dia Estadual dos Povos de Terreiro, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). De autoria do deputado estadual João Paulo (PT), a nova legislação altera a Lei nº 16.241, de 14 de dezembro de 2017, que organiza o calendário oficial de eventos e datas comemorativas do estado, para incluir a homenagem às tradições de matriz afro-indígena.
Segundo o texto aprovado, a criação da data reconhece a importância cultural, social e espiritual dos povos de terreiro em Pernambuco. “Assim como os povos de terreiro são fundamentais para entender o Brasil em sua complexidade, valorizá-los é reconhecer a diversidade, combater o racismo religioso e fortalecer a democracia cultural e espiritual do país. Os povos de terreiro são, acima de tudo, um patrimônio vivo da nação brasileira”, afirma o documento.
O Dia Estadual dos Povos de Terreiro coincide com a tradicional Caminhada dos Povos de Terreiro, realizada há 19 anos no Recife, sempre no primeiro dia útil de novembro. A data visa reforçar o simbolismo e a força dessa celebração que reúne comunidades de matriz africana como o candomblé, a jurema, a umbanda e demais religiões que compõem o patrimônio cultural e espiritual do estado.
Fonte: CBN



