A plataforma ÀWÚRE EDUCA é uma das principais ferramentas de inclusão do Projeto Àwúre. Com o intuito de fortalecer a educação para as relações étnico-raciais e de direitos humanos, a ferramenta foi lançada no dia 30 de outubro de 2021, durante o 1º SEMINÁRIO ÀWÚRE: “Direitos Humanos Fundamentais dos Religiosos de Matriz Africana. Eficácia e Efetividade”. A plataforma conta hoje com 12 cursos de capacitação a distância divididos por categorias. Direitos Humanos, Patrimônio e Comunicação foram alguns dos tópicos já abordados pelos colaboradores do Projeto nos cursos que estão disponíveis na plataforma para certificação, além dos Webinários com temas relacionados a povos originários, racismo, religião, direito do trabalhador e ações desenvolvidas em parceria com MPT, OIT e UNICEF. A ferramenta utilizada para capacitação e veiculação das aulas é muito simples e de fácil acesso. Tendo como metodologia de ensino o MOOC (Massive Open Online Course), os cursos são abertos e acessíveis ao público de forma gratuita. Para participar, basta o/a estudante assistir à aula de demonstração, fazer a inscrição em algum dos cursos e assistir às aulas pela plataforma.
A plataforma faz parte do Àwúre, um projeto conjunto do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Lançado em novembro de 2019, o projeto é um importante espaço aberto para denúncias e é usado para o fortalecimento dessas comunidades.

De acordo com a Subprocuradora-geral do MPT, Edelamare Melo, a principal motivação para a criação da Plataforma EAD ÀWÚRE EDUCA nasceu da necessidade de vencer o preconceito, o racismo – estrutural e institucional – e a discriminação étnico-racial e religiosa, esta que tem seu principal alvo nos religiosos de matriz africana e afro-ameríndias, pelo único caminho possível: a educação para as relações étnico-raciais, religiosas e para os direitos humanos fundamentais dos povos originários e comunidades tradicionais.

“Estas formações, que também têm foco na inclusão social e produtiva destes segmentos vulnerabilizados, contribuem para seus empoderamentos identitários, que são diversos, e apropriação dos direitos que lhes são garantidos na ordem interna e internacional possibilitandolhes o exercício pleno da cidadania e a luta por seus direitos e garantias.” Destaca Edelamare.
O Àwúre acredita na educação como uma ferramenta na busca do trabalho decente para todas, todes e todos.