A Plataforma EAD ÀWÚRE EDUCA é um sistema online de educação, capacitação, qualificação e aprendizagem profissional, que busca contribuir para atender às demandas do mercado de trabalho. A plataforma respeita formas de organização social e especificidades dos segmentos tradicionais, presentes em todo Brasil.
De acordo com a Subprocuradora-geral do MPT, Edelamare Melo, a principal motivação para a criação da Plataforma EAD ÀWÚRE EDUCA “nasceu da necessidade de vencer o preconceito, o racismo – estrutural e institucional – e a discriminação étnico-racial e religiosa, esta que tem seu principal alvo nos religiosos de matriz africana e afro-ameríndias, pelo único caminho possível: a educação para as relações étnico-raciais, religiosas e para os direitos humanos fundamentais dos povos originários e comunidades tradicionais.”, explica Edelamare.
Prestes a completar um ano de atividade, a plataforma inicia um novo processo construtivo contínuo, visando a capacitação e a educação com foco na inclusão social e produtiva. Agora, no segundo semestre de 2022, passou a ser oferecido, uma vez por mês, cursos presenciais nas comunidades atendidas, diminuindo ainda mais as barreiras entre o conhecimento e os grupos menos assistidos.
De acordo com Jorge Humberto da Silva, Doutorando em Direitos Humanos na Universidade de Brasília (UNB) e responsável pela Articulação Estratégica de Cursos das Plataforma, o Àwúre Educa desempenha um papel de extrema importância quando pensamos em acesso à informação e capacitação.
“A plataforma é uma convergência de conhecimento que busca possibilitar ao aluno o aprofundamento das questões tão importante para a sociedade como a temática de direitos humanos e educação para as relações étnico-raciais.”, destaca Jorge.
Ainda sobre os cursos, o responsável pela articulação estratégia da plataforma relata de que maneira as instituições podem participar e contribuir com novos projetos e parcerias com o Àwúre.
“As parcerias podem ser adaptadas à necessidade de cada instituição, a princípio trabalhamos com 03 possibilidades: a instituição utilizar nossos cursos já disponibilizados para que as pessoas de seu público os façam, a construção de um curso em conjunto com características específicas para atender a demanda da instituição ou o suporte do Àwúre Educa na elaboração de materiais de divulgação e certificação.” Para certificação, os alunos devem seguir a trilha de conhecimento que é composta por assistir às aulas com especialistas, ler os textos complementares e responder às questões ao final de cada módulo. Aqueles que conseguem atingir 75% de aproveitamento do curso são aptos a ter o certificado do curso conferido pelo Projeto Àwúre Educa, iniciativa do MPT, OIT e UNICEF.
O Àwúre está sempre buscando promover o diálogo em prol do fortalecimento do respeito às liberdades, diversidades, pluralidades e coexistência pacífica dos diferentes e diversos na sociedade brasileira e acredita na educação como uma ferramenta na busca do trabalho decente para todas, todes e todos.